top of page
20 DE AGOSTO
quinta-feira
19h às 22h

Local: Galpão do Vila Flores

Endereço: Entrada pela Rua Hoffmann, 459. Bairro Floresta. POA/RS.

Entrada gratuita.

 

VIMUM - Plataforma do Vídeo Experimental

 

VIMUM_POA - Mostra de filmes experimentais apresenta a produção   de 07 artistas que vivem ou viveram em Porto Alegre entre 2000 e 2015. Narrativas mínimas, ou sensoriais; filmes que exploram a luz e a visualidade ou remetem ao extracampo: a mis-en-scène cinematográfica, a história recente do Brasil, a astronomia e filosofia clássica ou o próprio processo de constituição de uma obra artística.

 

A Mostra foi organizada para marcar o lançamento do projeto da plataforma e a divulgação do projeto de Catalogação Videoarte Porto Alegre.

 

Às 20h haverá conversa com os artistas Marcelo Gobatto, Dirnei Prates, Viviane Possa e Roger  Machado.

 

MOSTRA

 

Linha de Pensamento
Glaucis de Morais. Vídeo digital, 2011, 8'03".

Quantas ideias uma linha de texto pode conter? Neste vídeo a idéia de tecer uma rede produziu um texto que apresenta o processo de imaginar uma obra de arte. A escrita desenhando com palavras. Uma frase, uma linha contínua que nos leva em uma determinada direção, uma linha de batalha. Escrever é traçar uma linha de pensamento.
http://cargocollective.com/vimum/Glaucis-de-Morais

 

Para frente BRASIL

Romy Pocztaruk. Vídeo Digital, 2013, 5’.
Esta obra foi comissionada para o projeto Encontros na Ilha da 9a Bienal do Mercosul (2013). O vídeo alude, especialmente, à utilização da ilha como sede de uma penitenciária de segurança máxima, que, nos anos da ditadura militar, também abrigou presos políticos, sofrendo inúmeras denúncias de torturas e maus tratos. Ao som da narração dos gols que levaram a seleção à vitória do tricampeonato mundial em 1970 e da trilha homônima escolhida pelo regime para exacerbar o ufanismo do torcedor, Pra Frente Brasil apresenta um cacho de bananas sobre as quais está traçado o mapa do Brasil. A cada gol, uma porção da fruta é arrancada da penca, desfazendo o contorno do país. A obra apropria-se de signos e símbolos de uma suposta brasilidade, como a banana, o futebol e até mesmo a antropofagia, para referenciar os anos de chumbo que assolaram os porões do país durante a ditadura.

http://cargocollective.com/vimum/Romy-Pocztaruk

 

Tarcísio e Nicolau
Nelton Pellenz. Vídeo, 2012, 3’23”.
As águas que encobrem os surfistas neste cenário são as mesmas que os colocam em evidência. A espera paciente se traduz em uma sincronicidade perfeita e inesperada.
http://cargocollective.com/vimum/Nelton-Pellenz

 

Gestos em Sombra
James Zortea, 2012, 4’21”.
Bate um tornado à casa. Enquanto os móveis flutuam, o pensamento segue imerso em giros do chão ao céu obscuro.
http://cargocollective.com/vimum/James-Zortea

 

Alhures
Dirnei Prates. Vídeo, 2013,1’14”.
Em outro lugar, bem mais próximo do afeto.
http://cargocollective.com/vimum/Dirnei-Prates

 

Nuchthemeron
Andrei Thomaz (imagens) e Vitor Kisil (música). Vídeo, 2013, 6’25”.

"Em conexão com as numerosas esferas celestes, existem inúmeros movimento. O mais notável de todos os movimentos é o da rotação do dia, o que os gregos chamam nuchthemeron, isto é, o intervalo de tempo correspondente a um dia e uma noite. (. ..) Estas rotações são reconhecidas como a medida comum de todos os movimentos da mesma foram como calculamos o próprio tempo através do número de dias " (Copernicus, 1543). Nuchthemeron é uma peça audiovisual constituída de nove atos curtos que explora as relações entre as diferentes durações do ciclo de dia / noite dos planetas do sistema solar e da lua. Cada ato é regido por um planeta de modo que a dualidade dia/noite é mostrado em uma velocidade proporcional à duração do seu ciclo diário

http://cargocollective.com/vimum/Andrei-Thomaz

 

Preto & Branco
Luiz Roque. Super8 transferido para vídeo, loop, 2oo9 (duração single vídeo 0’58”).
http://cargocollective.com/vimum/Luiz-Roque

 

Limite(s)

Marcelo Gobatto. Vídeo, 2015, 4’21”.
Limite(s) é um filme ensaio, um exercício de montagem feito com cenas de Limite, o filme de Mário Peixoto realizado em 1931- e que tem lugar entre os grandes clássicos da história do cinema de vanguarda. Escolhemos cenas de flash-backs onde a narrativa mostra situações em que os personagens principais vão nos dando pistas sobre suas trajetórias antes de se encontrarem no barco que ficará à deriva. As duas mulheres e o homem perambulam pelas ruas de Mangaratiba. A mise-en-scène do filme é impecável e deve-se grande parte ao talento de Edgar Brasil. Em nossa montagem exploramos os movimentos dos personagens e o ritmo fluído de Limite sob a trilha de "Light Lilac" do compositor Gimu, que se encaixou perfeitamente com as imagens densas, tensas e misteriosas desse filme.
http://cargocollective.com/vimum/Marcelo-Gobatto

 

 

 

 

bottom of page